Salário de chapeiro

Salário de chapeiro

Trabalhar produzindo lanches rápidos é uma opção interessante, visto que há uma grande procura por bons chapeiros no mercado. Aqui eu irei lhe mostrar qual o salário de chapeiro atualmente e como iniciar nesse tipo de trabalho!

Devido a grande quantidade de lanchonetes, restaurantes, bares e pontos de lanches rápidos que já existem em todos os lugares e sem falar nos novos que vão sendo montados frequentemente, a profissão chapeiro está em alta e cada vez mais essas empresas necessitam de bons chapeiros para produzir seus lanches com qualidade.

Por conta disso, tem muita gente querendo começar trabalhar nessa área, já que é um segmento crescente e em tempos de crise como agora, nada melhor que ter um emprego fixo em um mercado que não para de crescer. Então a seguir você poderá entender em média qual o salário de chapeiro no Brasil, o que precisa para começar na área e as atividades que irá desempenhar!

Qual o salário de chapeiro?


Na média geral, o salário de um chapeiro no Brasil costuma ficar na faixa dos R$ 1200 Reais, porém em alguns lugares é possível ganhar mais e em outros o valor será um pouco menor. Em cidades do interior, a tendência é que um chapeiro ganhe apenas 1 salário mínimo (R$ 937 Reais), já em outros lugares onde a profissão é mais valorizada, é possível ganhar até acima da média nacional.

Segundo pesquisas, os estados onde o chapeiro tem um melhor salário são em Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro.

Em muitos casos os chapeiros trabalham apenas durante a noite, que é o momento de maior venda de lanches rápidos, então durante o dia eles acabam buscando algum tipo de atividade extra para aumentar seus ganhos durante o mês. Portanto, essa é uma forma de ganhar mais trabalhando como chapeiro, porém mesmo assim o salário médio não é nada ruim.

Leia também: Salário de balconista de padaria

salário de chapeiro

O que faz um chapeiro?


Como você viu, o salário de chapeiro está na média da maioria das profissões no Brasil, mas você já sabe o que um chapeiro faz no seu dia a dia de trabalho? Basicamente ele é responsável por preparar lanches, porções e petiscos rápidos que são preparados em uma chapa a gás ou elétrica.

Ao final do expediente o chapeiro também pode ficar responsável pela limpeza da chapa, do local de trabalho e organização geral, sendo que ele também costuma ter que repor as matérias primas no estoque e outros pequenos serviços a mais que são necessários.

Um chapeiro poderá trabalhar em vários lugares atualmente, como em um pequeno ponto de lanches, em um food truck, em uma lanchonete, em um fast food, restaurante ou em um bar. Afinal há muitos estabelecimentos que trabalham com a venda de comida rápida e que precisam deste profissional para preparar os lanches e petiscos na chapa.

Curso de chapeiro


Para você que deseja começar trabalhar como chapeiro, saiba que uma recomendação importante é buscar um curso na área para se capacitar e assim ganhar o máximo possível de conhecimento, tanto relacionado ao preparo dos lanches e pratos em geral, mas também de questões como a higiene no preparo dos alimentos, conservação de matérias primas, embalagens para servir aos clientes e técnicas em geral para trabalhar.

Ainda são poucas as empresas que oferecem treinamentos nessa área, então uma excelente sugestão é procurar fazer um curso de chapeiro pela internet, pois é uma opção bastante prática, rápida e barata para você que deseja entrar no mercado de trabalho.

Um dos melhores treinamentos online é o Curso de Chapeiro e Lancheiro produzido pelo CPT. Através dele, muitas pessoas conseguiram se capacitar para começar trabalhar produzindo lanches na chapa com eficiência, então com certeza será um material que lhe ajudará bastante nesse inicio!

O que precisa para ser um chapeiro?


Essa é uma profissão que não exige um certo nível de escolaridade, porém em contrapartida é fundamental que o chapeiro já tenha feito um curso preparatório e saiba muito bem lidar com a produção de alimentos rápidos, levando em consideração vários fatores, principalmente a questão da higiene.

Além disso, para trabalhar como chapeiro você precisa ter bastante disposição, pois geralmente o trabalho acontece durante a noite (principalmente nos finais de semana) e muitas vezes só encerra depois da meia noite. Sem falar que durante todo esse período de trabalho você irá ficar em pé, o que requer bastante disposição do trabalhador.

De um modo geral, é de suma importância que você goste de trabalhar com a produção de alimentos e que tenha habilidade na cozinha, pois é uma profissão que exige bastante perfeição.

quanto ganha um chapeiro

Vale a pena trabalhar como chapeiro?


Esse é um mercado que compensa trabalhar sim, desde que você esteja ciente para todos os detalhes necessários e goste realmente de produzir lanches, porções e petiscos em geral. A questão do salário de chapeiro pode ser um atrativo a mais, já que é totalmente possível ganhar acima de 1 salário mínimo trabalhando nessa profissão, então pode ser algo útil para você.

Portanto, eu espero que as informações sobre o trabalho de um chapeiro e todas as dicas que forma compartilhadas aqui tenham sido úteis e lhe ajudado a entender um pouco mais sobre essa possibilidade de trabalho que tem atraído muitos jovens atualmente!

Fechar Menu